Salada crua, você consome?

Em um dia, você consome salada crua quantas vezes?

Você não consome salada crua diariamente porque (responda somente se não consumir todos os dias):

segunda-feira, 28 de março de 2011

É orgânico? Como identificar?

Achei válida e interessante a iniciativa do Globo Repórter em apresentar um programa sobre produtos orgânicos (enfatizando alimentos), explicando o que são e ressaltando suas qualidades e características nutricionais, preocupações ambientais e sociais indiscutíveis. Porém, apenas revendo os vídeos na internet pude ter certeza de que o programa mostrou como fazer para identificar esses produtos no varejo, e foi uma passada rápida! Talvez, como eu, muita gente não tenha prestado atenção nisso.

No Brasil, a certificação de orgânicos é incipiente. Podemos dizer que existem mais cooperativas que certificações de fato. As cooperativas surgiram praticamente com o início do interesse por esse tipo de produto. Eram uma espécie de acordo de confiabilidade entre o produtor e consumidor. Com o passar do tempo, ambos foram se distanciando e outra forma de credibilidade - uma regulamentação - foi sendo necessária.
No dia 1º de janeiro desse ano foi aprovada uma lei que obriga as certificadoras, cooperativas e associações de orgânicos a trazerem a identificação da SisOrg, o que significa que aquele produto atende as normas para poder ser chamado de "orgânico", atestado pelo Ministério da Agricultura.

O selo pode ser visualizado abaixo e também o link para acessar o vídeo do Globo Repórter que trata do assunto (identificação e condições para que um produto seja chamado de orgânico).

Só compre se tiver este selo!

terça-feira, 22 de março de 2011

Começando a pós-graduação!


* Personal Diet em Clínica, Esporte e Fitoterapia - UBM *



Loucura, loucura loucura... muita informação, mas foi bom demais! Recordando algumas coisas, aprendendo outras novas, aprofundando antigos assuntos e dismistificando outros: a pós está sendo ótima pra mim! Agora é recomeçar os estudos. O módulo do Magno continua com metabolismo de gorduras. Essas semanas vão render...

Beijos e boa sorte pra nós nutris!